Universidade Estadual do Ceará/UECE
Chapa Lena & Hidelbrando
Quadriênio 2008-2012
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Palavra inicial:
A chapa UECE em Novo Tempo expressa objetivamente a possibilidade de renovação de práticas institucionais. A sua composição, já se concretiza a idéia de integrar as unidades da UECE na Capital e no Interior.
Na Direção do Centro de Humanidades - CH, Lena Lúcia Espíndola R. Figueirêdo tem demonstrado empenho acadêmico, no fortalecimento da graduação, pesquisa e pós-graduação, incentivando atividades acadêmicas, ressaltando-se, em sua gestão, a abertura do Mestrado Acadêmico de História e a criação do Curso de Psicologia; postura democrática, favorecendo a participação de todos os segmentos que fazem o CH e respeitando o caráter de decisão coletiva junto aos Colegiados e Conselho de Centro, tendo este último sido ampliado com a participação de representantes dos docentes, técnicos-administrativos e discentes, eleitos diretamente pelos seus pares; competência administrativa na gestão da escassez (o CH é o maior Centro da UECE); sensibilidade ao considerar demandas dos estudantes.
Hidelbrando dos Santos Soares, por sua atuação como intelectual orgânico e gestor público, é respeitado dentro e fora da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos, mais conhecida como FAFIDAM. Situada na cidade de Limoeiro do Norte, a FAFIDAM é a mais antiga e a maior Faculdade da UECE no Interior. À frente da FAFIDAM, o Professor Hidelbrando caracterizou-se pela(o): sensibilidade ao incentivar a constituição e reorganização dos Centros Acadêmicos; competência administrativa, na recuperação das instalações físicas e modernização dos equipamentos didáticos da unidade; empenho acadêmico na renovação, no período de 2004-2008, de 35% do quadro docente efetivo e ampliação em 70% do número de alunos regularmente matriculados; postura democrática, na mobilização de todos os segmentos da Faculdade, pela reconquista da auto-estima por parte da comunidade universitária.
A candidatura de Lena e Hidelbrando à Reitoria da UECE apresenta-se, portanto, como uma construção coletiva, fruto da vivência acadêmica dos candidatos e da interação destes com esse mosaico de saberes que chamamos de Universidade.
Nossas propostas para a gestão da UECE no período 2008-2012 estão fundamentadas em valores que pautam nossas vidas, nossos compromissos e nos quais acreditamos.
Há quem defenda um racionalismo exacerbado na leitura do que é possível fazer na UECE, mesmo que isso represente condições mínimas de fazer esta Universidade. Não concordamos com essa visão acanhada e subserviente diante às dificuldades. Sonhamos com uma Universidade possível, mas com novos horizontes que vão além das perspectivas implementadas até hoje na UECE.
Acreditamos que a Universidade deve contemplar a unidade na diversidade, estar em constante renovação e aprimoramento. Defendemos uma UECE fundada na transparência, eqüidade, diálogo, compromisso e autonomia.
Sonhamos com uma Universidade capaz de sonhar junto com a sociedade e, assim, transformar as suas variadas formas de contribuições acadêmicas em fatores de desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida do povo cearense. Sonhamos com uma Universidade de excelência na docência, na pesquisa e na extensão. Uma Universidade criativa, pública, gratuita e comprometida com a construção de uma sociedade partícipe da justiça e da solidariedade.
PLANO DE TRABALHO - Quadriênio 2008-2012
Chapa Lena & Hidelbrando
PARA A GRADUAÇÃO
A UECE é a universidade pública no Estado do Ceará com maior capilaridade no tocante à graduação. No elenco de propostas abaixo enunciadas pela chapa UECE em Novo Tempo trazemos o perfil acadêmico que desejamos conferir à Graduação.
Nossa política para a graduação se pautará no pilar da integração entre a pesquisa científica, as atividades de pós-graduação e extensão, consolidando, assim, um ensino de excelência e uma produção acadêmica capazes de levar a UECE a cumprir seu papel de agente transformador.
Para, então, contribuir na qualificação dos estudantes de graduação em nossa Universidade torna-se necessário:
• Incentivar a criação de cursos inexistentes no ciclo das Licenciaturas necessárias às demandas da formação para o ensino nos níveis fundamental e médio.
• Estimular a criação de cursos que atendam as áreas científica, tecnológica, artística e cultural, de relevância sócio-político-econômica para o Estado ou determinada região.
• Oportunizar o desenvolvimento de ações que favoreçam a integração entre os cursos de Graduação (da Capital e do Interior).
• Garantir a possibilidade de inscrição no vestibular para os candidatos hiposuficientes, evitando que a carência financeira funcione como meio de eliminação anterior ao certame.
• Implementar uma política que vise à ampliação dos campos de estágios curriculares.
• Apoiar o fortalecimento dos Colegiados de Cursos e do Fórum de Coordenadores como instâncias democráticas de decisão.
• Otimizar a informatização das ações relativas à vida acadêmica.
• Articular pesquisa e extensão ao ensino de graduação, de modo a estimular a construção de carreiras acadêmicas e promover a integração entre a UECE e outras universidades, a UECE e a sociedade cearense.
• Desenvolver estratégias que visem reduzir a evasão escolar, incentivando e aprimorando programas de bolsas e auxílios de apoio ao estudante (pesquisa, trabalho, monitoria), aliadas à melhoria das condições de estudo nas dependências da UECE (laboratórios, bibliotecas, sala de estudo, salas de multimídia e auditórios).
• Incentivar e apoiar grupos tutoriais e de estudo, como o PET, que possibilitam o aprimoramento da formação acadêmica.
• Priorizar ações em torno de experiências como o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA com o intuito de interiorizar o saber acadêmico, favorecendo a qualificação em áreas científicas e/ou tecnológicas que contribuam para a permanência do camponês no meio rural, com qualidade de vida.
• Desenvolver parcerias com instituições universitárias nacionais e estrangeiras com o objetivo de agregar valor acadêmico aos cursos de graduação.
PARA A EXTENSÃO
A UECE historicamente tem estimulado experiências de extensão que só visam à mercantilização do saber. Nesse sentido, Ela precisa construir um projeto de extensão capaz de executar programas voltados para a disseminação do saber nos campos cientifico, filosófico, tecnológico, artístico e cultural.
Por outro lado, são públicos prioritários da extensão as populações social e economicamente desassistidas e/ou exploradas. De modo geral, a extensão servirá para ampliar os canais diretos de interação com a comunidade, não podendo prescindir da participação dos estudantes neste processo.
Em síntese, a chapa Lena e Hidelbrando, UECE em Novo Tempo, propõe para a Extensão, as seguintes ações:
• Ampliar a participação dos estudantes de graduação, das diversas áreas do conhecimento, em projetos que visem à qualificação de professores do ensino fundamental nas regiões de atuação da Universidade.
• Oferecer cursos de aperfeiçoamento para professores do Ensino fundamental e médio de cada área referente aos cursos de Licenciatura.
• Propiciar a inserção universitária via atividades culturais, acadêmicas, tecnológicas, lúdicas e artísticas junto aos movimentos sociais, escolas indígenas, escolas rurais e ONGs.
• Estimular e promover eventos para a atenção e o respeito ao meio ambiente.
• Fortalecer, estimular e promover ações que promovam o “bem-viver e viver-bem dentro e fora de nossas casas”, por meio de esquetes, spots para rádio, peças teatrais, publicações, dentre outras.
• Criar o Núcleo de Promoção da Paz.
• Promover a troca de saberes tendo em vista o alargamento das possibilidades de inserção das populações mais pobres no mundo do trabalho e na requalificação das relações econômicas e culturais locais.
• Produzir instrumentos que propiciem maior visibilidade do patrimônio imaterial do nosso Estado, por meio da realização de eventos, realização de mapeamentos, registros e exposição das manifestações artísticas e culturas.
• Criar o Núcleo de Economia Sustentável e Inteligência Cooperativa.
• Lutar pela criação de equipamentos de comunicação e difusão cultural, tais como a Rádio e TV UECE, CINE UECE e o Museu Universitário.
PARA A PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
Reconhecemos o papel da pós-graduação como fundamental na atuação estratégica da UECE, em nosso Estado, pela possibilidade de promover ciência, tecnologia, inovação e cultura. A UECE precisa vivenciar maior integração entre a pesquisa e pós-graduação e os demais eixos do tripé sobre o qual se assenta a Universidade, na Capital e no Interior.
A pesquisa e a pós-graduação deverão atuar como instrumentos de difusão da qualidade do saber produzido em nossa Universidade. Nesses termos, a chapa UECE em Novo Tempo defende a geração de pesquisa básica visando à produção do conhecimento básico e a pesquisa aplicada voltada às necessidades da sociedade cearense e brasileira.
Em síntese, pretendemos, em nossa gestão, implantar as seguintes diretrizes:
• Fortalecer os cursos de pós-graduação em nível de Mestrado e Doutorado existentes na UECE.
• Incentivar a criação de novos cursos de pós-graduação em nível de Mestrado e Doutorado, na capital e interior.
• Promover o intercâmbio de idéias e troca de experiências entre os pesquisadores da UECE e de outras Instituições de renome do Brasil e do exterior.
• Incentivar novos convênios e parcerias com órgãos de fomento e apoio à pesquisa e à pós-graduação (nacionais e internacionais) e com órgãos estaduais e municipais.
• Disponibilizar, no site da UECE, as publicações de editais de fomento à pesquisa.
• Estimular a criação e manutenção de grupos, núcleos, fóruns e laboratórios de pesquisa.
• Criar o Anuário da Pesquisa na UECE (em versão impressa e digital – física e virtual) com objetivo de divulgar informações sobre as atividades de pesquisa e produção intelectual de seus pesquisadores.
• Redefinir a política de editoração, distribuição, disseminação (distribuição gratuita) e comercialização da Editora da UECE.
• Instituir um Programa de incentivo às publicações em periódicos indexados e referenciados pelo padrão Qualis “A” da CAPES.
• Implantar um Programa de apoio sistemático para professores/pesquisadores da UECE que tiverem seus trabalhos científicos aceitos em Congressos nacionais e internacionais, viabilizando a sua presença nestes eventos.
• Pleitear junto ao Governo do Estado, na colocação de um representante da UECE na Direção da FUNCAP.
PARA A POLÍTICA ESTUDANTIL
A dimensão do ser humano como sujeito de sua própria história, crítico, participativo, capaz de construir e reconstruir o mundo concorre para o engrandecimento deste mundo. É com esta dimensão que pensamos a política de acompanhamento e permanência do estudante na Universidade Estadual do Ceará, concebendo-a como assistência acadêmica em que o sentido do seu acesso é o sentido do seu próprio estar na Universidade e estar bem, para cumprir sua missão de produzir e reproduzir conhecimento.
Portanto, o apoio à formação do ser estudantil na UECE, Capital e Interior, deverá passar pelas seguintes ações:
• Elaborar um programa emergencial para assistência estudantil, envolvendo as unidades da Capital e do Interior que contemple as questões relativas à alimentação, moradia e apoio psicossocial.
• Otimizar as condições de infra-estrutura dos laboratórios de informática e garantir a sua criação e/ou expansão em todas as unidades do Interior.
• Propugnar, em relação às bolsas de assistência estudantil e de cultura, pela majoração do seu valor financeiro e ampliação do número de atendidos.
• Reestruturar e ampliar os espaços destinados à convivência, à leitura, à prática de esportes e à cultura.
• Apoiar as entidades estudantis na participação de atividades culturais e eventos esportivos, em níveis local, regional e nacional.
• Garantir o diálogo entre a Administração Superior e o movimento estudantil.
• Propiciar atividades voltadas para a formação política do aluno.
• Apoiar a sustentação da infra-estrutura dos Centros Acadêmicos.
• Contribuir para a realização de atividades inerentes à política estudantil.
• Garantir a inclusão digital via o estabelecimento da gratuidade no acesso aos laboratórios de informática.
• Propugnar junto ao governo do Estado pela criação de creches universitárias, que funcionarão como espaço de estágios e de extensão.
PARA A GESTÃO
Temos a convicção de que o desenvolvimento de uma universidade democrática, autônoma e de qualidade passa pelo aprimoramento de suas estruturas administrativas e de planejamento.
Por acreditarmos neste modelo, propomos as seguintes ações, fundamentadas na transparência e eficiência na gestão da coisa pública:
• Produzir, com a comunidade universitária, o levantamento das necessidades estruturais da UECE (Capital e Interior) para nortear a superação dessas limitações ao longo da gestão.
• Elaborar um cronograma de repasse de verbas para o custeio dos Centros, Faculdades, Institutos e Campi da UECE no Interior com autonomia de gestão financeira.
• Criar comissão específica para propor o Plano de Cargos Carreira e Vencimentos (PCCV) dos servidores técnico-administrativos da UECE.
• Propugnar pela realização de concurso público para servidores técnico-administrativos na instituição.
• Efetivar a situação dos servidores técnico-administrativos hoje à disposição da UECE.
• Produzir uma política universitária que, no âmbito da docência, privilegie a contratação de professores efetivos.
• Agilizar a tramitação dos processos de interesse dos professores, técnico-administrativos e estudantes nas esferas administrativas e acadêmicas.
• Organizar, divulgar e cumprir um cronograma de reuniões CEPE e CONSU.
• Institucionalizar, com suas respectivas gratificações, os cargos administrativos da Universidade, principalmente os de Vice-Diretores e de Coordenadores de cursos.
• Divulgar, sobretudo na internet, todas as normas da UECE e decisões do CEPE e CONSU.
• Disponibilizar na internet a movimentação dos recursos financeiros da FUNECE.
• Conferir controle e transparência ao Instituto de Estudos, Pesquisa e Projetos da Universidade Estadual do Ceará (IEPRO).
• Implementar uma política permanente de avaliação institucional interna.
• Criar um setor na Pró-Reitoria de Administração responsável pela política de formação e aperfeiçoamentos dos servidores técnico-administrativos.
• Propor a criação do cargo e a respectiva gratificação de prefeito de Campi.
• Promover planejamento de médio e longo prazo para UECE, envolvendo os Centros e Faculdades.
• Mobilizar a comunidade da UECE e setores da Sociedade Civil no sentido de sensibilizar e garantir os recursos financeiros adequados para atender às demandas anteriormente explicitadas em nosso Plano de Trabalho.
Fortaleza, março de 2008
Lena Lúcia Espíndola Rodrigues Figueirêdo - Reitora
Hidelbrando dos Santos Soares - Vice-Reitor
Eu diria a nós, como educadores e educadoras: ai daqueles e daquelas, entre nós, que pararem com a capacidade de sonhar, de inventar a sua coragem de denunciar e anunciar.
Ai daqueles e daquelas que, em lugar de visitar de vez em quando o amanhã, o futuro, pelo profundo engajamento com o hoje, com o aqui e com o agora, ai daqueles que em lugar desta viagem constante ao amanhã, se atrelem a um passado de exploração e de rotina.
Paulo Freire
Chapa Lena & Hidelbrando
Quadriênio 2008-2012
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Palavra inicial:
A chapa UECE em Novo Tempo expressa objetivamente a possibilidade de renovação de práticas institucionais. A sua composição, já se concretiza a idéia de integrar as unidades da UECE na Capital e no Interior.
Na Direção do Centro de Humanidades - CH, Lena Lúcia Espíndola R. Figueirêdo tem demonstrado empenho acadêmico, no fortalecimento da graduação, pesquisa e pós-graduação, incentivando atividades acadêmicas, ressaltando-se, em sua gestão, a abertura do Mestrado Acadêmico de História e a criação do Curso de Psicologia; postura democrática, favorecendo a participação de todos os segmentos que fazem o CH e respeitando o caráter de decisão coletiva junto aos Colegiados e Conselho de Centro, tendo este último sido ampliado com a participação de representantes dos docentes, técnicos-administrativos e discentes, eleitos diretamente pelos seus pares; competência administrativa na gestão da escassez (o CH é o maior Centro da UECE); sensibilidade ao considerar demandas dos estudantes.
Hidelbrando dos Santos Soares, por sua atuação como intelectual orgânico e gestor público, é respeitado dentro e fora da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos, mais conhecida como FAFIDAM. Situada na cidade de Limoeiro do Norte, a FAFIDAM é a mais antiga e a maior Faculdade da UECE no Interior. À frente da FAFIDAM, o Professor Hidelbrando caracterizou-se pela(o): sensibilidade ao incentivar a constituição e reorganização dos Centros Acadêmicos; competência administrativa, na recuperação das instalações físicas e modernização dos equipamentos didáticos da unidade; empenho acadêmico na renovação, no período de 2004-2008, de 35% do quadro docente efetivo e ampliação em 70% do número de alunos regularmente matriculados; postura democrática, na mobilização de todos os segmentos da Faculdade, pela reconquista da auto-estima por parte da comunidade universitária.
A candidatura de Lena e Hidelbrando à Reitoria da UECE apresenta-se, portanto, como uma construção coletiva, fruto da vivência acadêmica dos candidatos e da interação destes com esse mosaico de saberes que chamamos de Universidade.
Nossas propostas para a gestão da UECE no período 2008-2012 estão fundamentadas em valores que pautam nossas vidas, nossos compromissos e nos quais acreditamos.
Há quem defenda um racionalismo exacerbado na leitura do que é possível fazer na UECE, mesmo que isso represente condições mínimas de fazer esta Universidade. Não concordamos com essa visão acanhada e subserviente diante às dificuldades. Sonhamos com uma Universidade possível, mas com novos horizontes que vão além das perspectivas implementadas até hoje na UECE.
Acreditamos que a Universidade deve contemplar a unidade na diversidade, estar em constante renovação e aprimoramento. Defendemos uma UECE fundada na transparência, eqüidade, diálogo, compromisso e autonomia.
Sonhamos com uma Universidade capaz de sonhar junto com a sociedade e, assim, transformar as suas variadas formas de contribuições acadêmicas em fatores de desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida do povo cearense. Sonhamos com uma Universidade de excelência na docência, na pesquisa e na extensão. Uma Universidade criativa, pública, gratuita e comprometida com a construção de uma sociedade partícipe da justiça e da solidariedade.
PLANO DE TRABALHO - Quadriênio 2008-2012
Chapa Lena & Hidelbrando
PARA A GRADUAÇÃO
A UECE é a universidade pública no Estado do Ceará com maior capilaridade no tocante à graduação. No elenco de propostas abaixo enunciadas pela chapa UECE em Novo Tempo trazemos o perfil acadêmico que desejamos conferir à Graduação.
Nossa política para a graduação se pautará no pilar da integração entre a pesquisa científica, as atividades de pós-graduação e extensão, consolidando, assim, um ensino de excelência e uma produção acadêmica capazes de levar a UECE a cumprir seu papel de agente transformador.
Para, então, contribuir na qualificação dos estudantes de graduação em nossa Universidade torna-se necessário:
• Incentivar a criação de cursos inexistentes no ciclo das Licenciaturas necessárias às demandas da formação para o ensino nos níveis fundamental e médio.
• Estimular a criação de cursos que atendam as áreas científica, tecnológica, artística e cultural, de relevância sócio-político-econômica para o Estado ou determinada região.
• Oportunizar o desenvolvimento de ações que favoreçam a integração entre os cursos de Graduação (da Capital e do Interior).
• Garantir a possibilidade de inscrição no vestibular para os candidatos hiposuficientes, evitando que a carência financeira funcione como meio de eliminação anterior ao certame.
• Implementar uma política que vise à ampliação dos campos de estágios curriculares.
• Apoiar o fortalecimento dos Colegiados de Cursos e do Fórum de Coordenadores como instâncias democráticas de decisão.
• Otimizar a informatização das ações relativas à vida acadêmica.
• Articular pesquisa e extensão ao ensino de graduação, de modo a estimular a construção de carreiras acadêmicas e promover a integração entre a UECE e outras universidades, a UECE e a sociedade cearense.
• Desenvolver estratégias que visem reduzir a evasão escolar, incentivando e aprimorando programas de bolsas e auxílios de apoio ao estudante (pesquisa, trabalho, monitoria), aliadas à melhoria das condições de estudo nas dependências da UECE (laboratórios, bibliotecas, sala de estudo, salas de multimídia e auditórios).
• Incentivar e apoiar grupos tutoriais e de estudo, como o PET, que possibilitam o aprimoramento da formação acadêmica.
• Priorizar ações em torno de experiências como o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA com o intuito de interiorizar o saber acadêmico, favorecendo a qualificação em áreas científicas e/ou tecnológicas que contribuam para a permanência do camponês no meio rural, com qualidade de vida.
• Desenvolver parcerias com instituições universitárias nacionais e estrangeiras com o objetivo de agregar valor acadêmico aos cursos de graduação.
PARA A EXTENSÃO
A UECE historicamente tem estimulado experiências de extensão que só visam à mercantilização do saber. Nesse sentido, Ela precisa construir um projeto de extensão capaz de executar programas voltados para a disseminação do saber nos campos cientifico, filosófico, tecnológico, artístico e cultural.
Por outro lado, são públicos prioritários da extensão as populações social e economicamente desassistidas e/ou exploradas. De modo geral, a extensão servirá para ampliar os canais diretos de interação com a comunidade, não podendo prescindir da participação dos estudantes neste processo.
Em síntese, a chapa Lena e Hidelbrando, UECE em Novo Tempo, propõe para a Extensão, as seguintes ações:
• Ampliar a participação dos estudantes de graduação, das diversas áreas do conhecimento, em projetos que visem à qualificação de professores do ensino fundamental nas regiões de atuação da Universidade.
• Oferecer cursos de aperfeiçoamento para professores do Ensino fundamental e médio de cada área referente aos cursos de Licenciatura.
• Propiciar a inserção universitária via atividades culturais, acadêmicas, tecnológicas, lúdicas e artísticas junto aos movimentos sociais, escolas indígenas, escolas rurais e ONGs.
• Estimular e promover eventos para a atenção e o respeito ao meio ambiente.
• Fortalecer, estimular e promover ações que promovam o “bem-viver e viver-bem dentro e fora de nossas casas”, por meio de esquetes, spots para rádio, peças teatrais, publicações, dentre outras.
• Criar o Núcleo de Promoção da Paz.
• Promover a troca de saberes tendo em vista o alargamento das possibilidades de inserção das populações mais pobres no mundo do trabalho e na requalificação das relações econômicas e culturais locais.
• Produzir instrumentos que propiciem maior visibilidade do patrimônio imaterial do nosso Estado, por meio da realização de eventos, realização de mapeamentos, registros e exposição das manifestações artísticas e culturas.
• Criar o Núcleo de Economia Sustentável e Inteligência Cooperativa.
• Lutar pela criação de equipamentos de comunicação e difusão cultural, tais como a Rádio e TV UECE, CINE UECE e o Museu Universitário.
PARA A PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
Reconhecemos o papel da pós-graduação como fundamental na atuação estratégica da UECE, em nosso Estado, pela possibilidade de promover ciência, tecnologia, inovação e cultura. A UECE precisa vivenciar maior integração entre a pesquisa e pós-graduação e os demais eixos do tripé sobre o qual se assenta a Universidade, na Capital e no Interior.
A pesquisa e a pós-graduação deverão atuar como instrumentos de difusão da qualidade do saber produzido em nossa Universidade. Nesses termos, a chapa UECE em Novo Tempo defende a geração de pesquisa básica visando à produção do conhecimento básico e a pesquisa aplicada voltada às necessidades da sociedade cearense e brasileira.
Em síntese, pretendemos, em nossa gestão, implantar as seguintes diretrizes:
• Fortalecer os cursos de pós-graduação em nível de Mestrado e Doutorado existentes na UECE.
• Incentivar a criação de novos cursos de pós-graduação em nível de Mestrado e Doutorado, na capital e interior.
• Promover o intercâmbio de idéias e troca de experiências entre os pesquisadores da UECE e de outras Instituições de renome do Brasil e do exterior.
• Incentivar novos convênios e parcerias com órgãos de fomento e apoio à pesquisa e à pós-graduação (nacionais e internacionais) e com órgãos estaduais e municipais.
• Disponibilizar, no site da UECE, as publicações de editais de fomento à pesquisa.
• Estimular a criação e manutenção de grupos, núcleos, fóruns e laboratórios de pesquisa.
• Criar o Anuário da Pesquisa na UECE (em versão impressa e digital – física e virtual) com objetivo de divulgar informações sobre as atividades de pesquisa e produção intelectual de seus pesquisadores.
• Redefinir a política de editoração, distribuição, disseminação (distribuição gratuita) e comercialização da Editora da UECE.
• Instituir um Programa de incentivo às publicações em periódicos indexados e referenciados pelo padrão Qualis “A” da CAPES.
• Implantar um Programa de apoio sistemático para professores/pesquisadores da UECE que tiverem seus trabalhos científicos aceitos em Congressos nacionais e internacionais, viabilizando a sua presença nestes eventos.
• Pleitear junto ao Governo do Estado, na colocação de um representante da UECE na Direção da FUNCAP.
PARA A POLÍTICA ESTUDANTIL
A dimensão do ser humano como sujeito de sua própria história, crítico, participativo, capaz de construir e reconstruir o mundo concorre para o engrandecimento deste mundo. É com esta dimensão que pensamos a política de acompanhamento e permanência do estudante na Universidade Estadual do Ceará, concebendo-a como assistência acadêmica em que o sentido do seu acesso é o sentido do seu próprio estar na Universidade e estar bem, para cumprir sua missão de produzir e reproduzir conhecimento.
Portanto, o apoio à formação do ser estudantil na UECE, Capital e Interior, deverá passar pelas seguintes ações:
• Elaborar um programa emergencial para assistência estudantil, envolvendo as unidades da Capital e do Interior que contemple as questões relativas à alimentação, moradia e apoio psicossocial.
• Otimizar as condições de infra-estrutura dos laboratórios de informática e garantir a sua criação e/ou expansão em todas as unidades do Interior.
• Propugnar, em relação às bolsas de assistência estudantil e de cultura, pela majoração do seu valor financeiro e ampliação do número de atendidos.
• Reestruturar e ampliar os espaços destinados à convivência, à leitura, à prática de esportes e à cultura.
• Apoiar as entidades estudantis na participação de atividades culturais e eventos esportivos, em níveis local, regional e nacional.
• Garantir o diálogo entre a Administração Superior e o movimento estudantil.
• Propiciar atividades voltadas para a formação política do aluno.
• Apoiar a sustentação da infra-estrutura dos Centros Acadêmicos.
• Contribuir para a realização de atividades inerentes à política estudantil.
• Garantir a inclusão digital via o estabelecimento da gratuidade no acesso aos laboratórios de informática.
• Propugnar junto ao governo do Estado pela criação de creches universitárias, que funcionarão como espaço de estágios e de extensão.
PARA A GESTÃO
Temos a convicção de que o desenvolvimento de uma universidade democrática, autônoma e de qualidade passa pelo aprimoramento de suas estruturas administrativas e de planejamento.
Por acreditarmos neste modelo, propomos as seguintes ações, fundamentadas na transparência e eficiência na gestão da coisa pública:
• Produzir, com a comunidade universitária, o levantamento das necessidades estruturais da UECE (Capital e Interior) para nortear a superação dessas limitações ao longo da gestão.
• Elaborar um cronograma de repasse de verbas para o custeio dos Centros, Faculdades, Institutos e Campi da UECE no Interior com autonomia de gestão financeira.
• Criar comissão específica para propor o Plano de Cargos Carreira e Vencimentos (PCCV) dos servidores técnico-administrativos da UECE.
• Propugnar pela realização de concurso público para servidores técnico-administrativos na instituição.
• Efetivar a situação dos servidores técnico-administrativos hoje à disposição da UECE.
• Produzir uma política universitária que, no âmbito da docência, privilegie a contratação de professores efetivos.
• Agilizar a tramitação dos processos de interesse dos professores, técnico-administrativos e estudantes nas esferas administrativas e acadêmicas.
• Organizar, divulgar e cumprir um cronograma de reuniões CEPE e CONSU.
• Institucionalizar, com suas respectivas gratificações, os cargos administrativos da Universidade, principalmente os de Vice-Diretores e de Coordenadores de cursos.
• Divulgar, sobretudo na internet, todas as normas da UECE e decisões do CEPE e CONSU.
• Disponibilizar na internet a movimentação dos recursos financeiros da FUNECE.
• Conferir controle e transparência ao Instituto de Estudos, Pesquisa e Projetos da Universidade Estadual do Ceará (IEPRO).
• Implementar uma política permanente de avaliação institucional interna.
• Criar um setor na Pró-Reitoria de Administração responsável pela política de formação e aperfeiçoamentos dos servidores técnico-administrativos.
• Propor a criação do cargo e a respectiva gratificação de prefeito de Campi.
• Promover planejamento de médio e longo prazo para UECE, envolvendo os Centros e Faculdades.
• Mobilizar a comunidade da UECE e setores da Sociedade Civil no sentido de sensibilizar e garantir os recursos financeiros adequados para atender às demandas anteriormente explicitadas em nosso Plano de Trabalho.
Fortaleza, março de 2008
Lena Lúcia Espíndola Rodrigues Figueirêdo - Reitora
Hidelbrando dos Santos Soares - Vice-Reitor
Eu diria a nós, como educadores e educadoras: ai daqueles e daquelas, entre nós, que pararem com a capacidade de sonhar, de inventar a sua coragem de denunciar e anunciar.
Ai daqueles e daquelas que, em lugar de visitar de vez em quando o amanhã, o futuro, pelo profundo engajamento com o hoje, com o aqui e com o agora, ai daqueles que em lugar desta viagem constante ao amanhã, se atrelem a um passado de exploração e de rotina.
Paulo Freire
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