quarta-feira, 19 de março de 2008

Lena Espíndola

Memorial de Lena Espíndola
Clique aqui para copiar o Memorial
Um Novo Tempo para a UECE 2008-2012


Lena Lúcia Espíndola Rodrigues Figueirêdo é natural de Fortaleza. Cursou Primário nos Colégios Santa Cecília e Nossa Senhora do Sagrado Coração (Dorotéias). Fez todo o Curso Secundário e Normal no Colégio Nossa Senhora do Sagrado Coração. Graduou-se pelo Curso de Letras do Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará, com licenciatura em língua portuguesa e francesa. Possui os seguintes cursos de Pós-Graduação:

- Especialização em Modelos Lingüísticos, realizado pelo Departamento de Letras Vernáculas da UFC.
- Aperfeiçoamento Pedagógico em Sèvres, Paris, França.
- Aperfeiçoamento Pedagógico para Professores de Francês pela “Université Laval”, Québec, Canadá.
- Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Tema da Dissertação: Política do ensino de língua estrangeira no contexto de uma sociedade dependente.

Professora Lena Espíndola iniciou seu trabalho de Magistério em 1973, lecionando Língua Portuguesa no Colégio das Dorotéias. Em 1974 ingressou na carreira docente das Casas de Cultura da Universidade Federal do Ceará (UFC), lecionando disciplinas de Português e Francês, onde trabalhou até sua aposentadoria, em 1994. Em abril de 1995, foi aprovada em Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Assistente do Quadro de Carreira do Magistério da Fundação Universidade Estadual do Ceará.
Ainda compondo o quadro de atividades relativas ao ensino, participou de processos seletivos de Mestrados e Doutorados na UFC e UECE, elaborando e corrigindo Testes de Proficiência em Língua Francesa. É também responsável pela elaboração da prova de Língua Francesa do Concurso do Vestibular da Universidade Estadual do Ceará.
Atualmente é Professora Assistente 8, em regime de Dedicação Exclusiva, na UECE, exercendo funções acadêmicas e administrativas, tais como:
Diretora do Centro de Humanidades (CH) desde agosto de 2004. Na Direção do CH, sua gestão tem sido marcada por um conjunto de realizações com significativos reflexos na vida política, cultural e acadêmica do referido Centro. Dentre elas ressaltamos:

a) Criação do Curso de Mestrado Acadêmico de História.
b) Criação do Curso de Graduação em Psicologia.
c) Apoio a realizações de eventos acadêmicos, científicos, artísticos e culturais.
d) Lançamento da 1ª Semana de Ciências, Cultura e Artes do CH.
e) Redefinição da Estrutura do Conselho do Centro de Humanidades permitindo uma efetiva participação dos Docentes, Discentes e Técnico-Administrativos.
f) Reorganização estrutural da Biblioteca do CH e a criação de oficinas de recuperação de livros.
g) Recuperação da estrutura física do CH e a criação de um espaço de convivências.
h) Promoções de atividades para integrar os Cursos do CH.
i) Realização do Planejamento Estratégico do Centro de Humanidades, tendo em vista suas necessidades de crescimento para os próximos anos.
j) Mapeamento das condições infra-estruturais dos Cursos de Graduação e Pós-graduação do CH, visando definir um Projeto Arquitetônico para este Centro.

Outras experiências político-administrativas da Professora Lena Espíndola:

- Coordenadora do Curso de Francês Instrumental da Casa de Cultura Francesa da UFC (1985-1994).
- Presidente da Comissão Permanente do Magistério (COPEM), órgão de avaliação funcional e acadêmica dos Professores das Casas de Cultura da UFC (1982-1984).
- Membro da Comissão que reformulou o Mestrado Acadêmico de Lingüística Aplicada, do Curso de Letras da UECE, no período 2000-2001.
- Diretora da ADUFC - Associação dos Docentes da Universidade Federal do Ceará – na gestão 1995-1996.
- Presidente da ADUFC na gestão 1997-1998.
- Diretora Nacional do ANDES-SN na gestão 2000-2002.
- Fundadora e Presidente da Seção Sindical do ANDES na UECE –SINDUECE.

Em síntese, ao longo de sua vida acadêmica, a Professora Lena Espíndola tem intensa participação em mesas de debates, seminários e congressos relacionados a temas ligados ao significado da Universidade Pública, Carreira Docente, Autonomia Universitária, Reforma Universitária e Políticas Estudantis.

Fortaleza, 12 de março de 2008

Nenhum comentário: